Serra protege Arruda

1 01 2010

Todos nós recebemos muitas mensagens em nossos e-mails. Por vezes, duvidamos de algumas. Questionamos outras. Esta, que transcrevo a seguir, “chegou” no dia 18 de dezembro do ano passado. E se mostra, a cada dia, mais verdadeira. Alfredo Bessow

Governador paulista quer

frear escândalo Arruda,

diz jornalista

“Isso respingaria na minha candidatura”, teria dito, segundo testemunho de senador bem informado

Segundo relato de Rodrigo Viana, ex-jornalista da Rede Globo e responsável pelo blog “Escrevinhador”, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), intercedeu junto à emissora pedindo para “pegar leve com Arruda” e evitar maiores repercussões sobre o esquema de propina descoberto no governo de José Roberto Arruda/Paulo Otávio, revelado pela Operação “Caixa de Pandora”, da Polícia Federal.

“Isso respingaria na minha candidatura”, teria argumentado o tucano, na descrição de Rodrigo Viana, que tem como fonte um senador. Este parlamentar, diz Viana em seu blog, tem informações seguras sobre o esquema do governador do DF. “Em julho, ele avisou a vários jornalistas que havia uma fita de Arruda pegando dinheiro. Poucos acreditaram. As fitas estão aí”, lembra Viana, descrevendo o parlamentar como “um dos mais bem informados do Congresso (ele transita bem entre governistas, mas é de um partido que tem boas relações com a oposição)”.

Agora ele adverte que a fita mais impactante ainda não foi divulgada. Arruda apareceria numa cena de “adoração monetária”, louvando as notas novinhas em folha. “Eu vi a fita, ela existe. Só não sei se vai aparecer”, disse o membro do Senado.

O senador deu as informações numa conversa em “off” com jornalistas: “a Globo vai tirar o pé do escândalo, o Serra chamou a direção de jornalismo e ‘pediu’ (ênfase irônica) para baixar a bola, e não bater tanto no Arruda”, informou o parlamentar. O que tem atrapalhado o plano tucano de sumir com o escândalo são as manifestações, carreatas e protestos  quase diários exigindo a saída do governador e do vice. Além disso, destacam-se as ações da OAB-DF e outras entidades, que estão determinadas a não descansar enquanto Arruda, Paulo Otávio e sua turma não forem defenestrados do Palácio do Buriti.

Na avaliação do ex-jornalista da Globo seria difícil ignorar um escândalo desses. Mas, em sua visão, tudo é uma questão de ênfase jornalística. O pedido de Serra, segundo ele, “não foi pra sumir com o caso, mas pra baixar a bola…”. Coincidência ou não, na mesma hora em que a Rede Record fazia uma reportagem de meia hora sobre a pancadaria promovida por Arruda contra os estudantes em frente ao Palácio do Governo do Distrito Federal, no início da semana passada, a Globo apresentava uma reportagem sobre um robô no Japão. Também na mesma semana, o “panetonegate” já tinha sumido da primeira página da “Folha”. Mas, no caso da Folha, nem precisaria mesmo do “pedido” de Serra. Para se ter uma idéia da “isenção” dos Frias, no auge do escândalo de Arruda, uma das manchetes da “Folha”, foi “Dinheiro do BNDES sai mais rápido para petistas”.

“Parece inacreditável. Mas, nesse caso, quase tudo parece inacredi-tável: das meias e cuecas à desculpa do panetone… Eu já não duvido de mais nada”, comenta o blogueiro, atualmente trabalhando na TV Record de São Paulo.

Num dos novos filmes revelados esta semana Arruda aparece pedindo a Durval Barbosa que arranje um emprego para seu filho, além de insinuar que tem algum esquema no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Além de receber os pacotes de dinheiro, ele diz “isso aqui é para resolver as questões no TSE”. Sobre seu filho, ele acrescenta. “O menino formou em economia. Você arranja aí uma colocação para ele numa dessas empresas do esquema, mas não deixa ninguém saber que ele é meu filho”. Segundo alguns cálculos, cerca de R$ 500 milhões foram desviados pela quadrilha chefiada por Arruda. Tudo devidamente filmado e gravado por Durval Barbosa, até então, homem de confiança do governador.

A preocupação do tucano com o desgaste que sofrerá com a continuidade das notícias sobre o caso Arruda tem fundamento. Serra tinha praticamente convidado o governador para compor sua chapa como vice na eleição de 2010. Ele estava tão empolgado com Arruda que já tinha até um magnífico e criativo slogan para a campanha eleitoral da dupla. “Vote num careca e ganhe dois”, disse Serra, sob risos e aplausos de seguidores de ambos, numa reunião realizada em setembro, em Brasília. O encontro, que teve a presença dos “dois carecas” foi realizado para a assinatura de um convênio entre a Sabesp (empresa de saneamento paulista) e a Caesb, sua congênere no Distrito Federal (ver foto ao lado, reprodução do vídeo que corre na internet).

SÉRGIO CRUZ
http://www.horadopovo.com.br/ModelosNovaEdicao/P3/pag3a.htm

Anúncios

Acções

Information

11 responses

1 01 2010
allan sales

O mais lamentável é ver uma massa amorfa chamada opinião pública que parece inexistir, sempre a reboque dos ditames do quarto poder do sistema, a grande mídia, pilar fundamental da manutenção desta república podre e anti-povo que toma um tapa na cara após o outro sem reagir.

1 01 2010
passelivreonline

Allan… haverá um dia em que a sociedade obrigatoriamente terá de reagir. Resta saber a quem ela irá seguir…

1 01 2010
MARCONI MEDEIROS

ARRUDA, SERRA E AÉCIO. FARINHA DO MESMO SACO!!

MAS O PRIMEIRO A SAIR EM DEFESA DE ARRUDA, FOI O PRÓPRIO MENTOR INTELECTUAL DO MENSALÃO: LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, AO DIZER, DE PORTUGAL, QUE AS IMAGENS DE ARRUDA PEGANDO DINHEIRO NÃO FALAVAM POR SI. ESTAVA ADVOGANDO EM CAUSA PRÓPRIA, É CLARO.

SEGUEM DOIS VIDEOS NO YOUTUBE SOBRE SERRA E AÉCIO:

AÉCIO DIZENDO QUE ARRUDA É EXEMPLO PARA O BRASIL EM:

SERRA SOBRE ARRUDA COMO VICE: VOTE NUM CARECA E LEVE DOIS EM:

TAIS VIDEOS NÃO RESPINGAM NA CANDIDATURA DO PSDB. ATOLAM-NA IRREMEDIAVELMENTE.

FORA TODOS E VIVA OS AUTONOMISTAS!
UMA VERDADEIRA REPÚBLICA É POSSÍVEL.

1 01 2010
passelivreonline

O mais importante é que nós tenhamos sempre em mente que, a despeito das semelhanças, há muitas diferenças entre as posturas dos políticos. Não sou advogado do Lula, mas é preciso entender a sua posição como sendo de alguém que já foi vítima de muitas calúnias por suposições. Na verdade, o que a mídia busocvu com aquela pergunta não fi saber a opinião do Lula, mas uma forma de avocar o tema do fantasioso mensalão atribuído ao PT ao escândalo do Demo e do Psdb.

1 01 2010
Tweets that mention Serra protege Arruda « Passe Livre -- Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Juliano Sebastian and Ricardo Berzoini, Rodrigo Soares. Rodrigo Soares said: RT @ricardoberzoini: Governador paulista quer frear escândalo Arruda, diz jornalista https://passelivreonline.wordpress.com/2010/01/01/s … […]

2 01 2010
Paulo

E os ptistas, esqueceram desta raça de ladrão? Um presidentezinho querendo emplacar essa mula no lugar dele? Record é lixo, e se vcs fazem parte dela vão para o lixo também. A dilma,( em minúsculo) não vale nadaaaaaaaa.

2 01 2010
passelivreonline

Sugiro que você, como bom serrista (pelo visto) se debruce mais sobre a realidade. Inclusive vou postar um link de alguém que deve ser seu ídolo, porque ele (e você, pelo visto) também nutre profundo ódio pelas pessoas simples, por aquelas que trabalham e que vão sim eleger Dilma presidente do Brasil.
Assista e reflita:

3 01 2010
hildo wollmann

Acho muita graça em pegar no pé do Serra,que ainda não se declarou candidato, ao passo que “o descobridor do Brasil” lança aos quatro ventos uma que foi guerrilheira – Estela – Luiza – Wanda – e participante do assalto à casa do Adhemar de Barros; ao Banespa; ao quartel da Força Pública; ao 4º RI Quitaúna, etc. COMPAREM os currículos……………. O mensalão e seus quarenta; os dólares nas cuecas deitaram escola e passaram para reais; as montanhas de reais que vão para ONG

3 01 2010
passelivreonline

E estas viagens que o Serra faz pelo País todo pagos pelos cofres públicos, isto não é campanha? Realmente Serra nãos e declarou candidato, porque ele está pensando em fugir da raia e tentar outro mandato como Governador de São Paulo. Escreva e anote, inclusive pelo fato de que Serra não está encontrando quem queira ser seu vice. Ofereceu pro Arruda, pro Agripino, pra Yeda, pro Aécio, pra Kátia Abreu e até pra Marina Silva. Espera abril chegar…

4 01 2010
monxxtro

como já disseram aqui: O PRIMEIRO A SAIR EM DEFESA DE ARRUDA, FOI O PRÓPRIO MENTOR INTELECTUAL DO MENSALÃO: LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, AO DIZER, DE PORTUGAL, QUE AS IMAGENS DE ARRUDA PEGANDO DINHEIRO NÃO FALAVAM POR SI. ESTAVA ADVOGANDO EM CAUSA PRÓPRIA, É CLARO.

Todos mensaleiros devem ir pra cadeia, independente do partido. Chega de proteger ladrão!

4 01 2010
passelivreonline

Concordo contigo, mas é fundamental que tenhamos a observância dos ritos jurídicos, sob pena de incorrermos no chamando linchamento moral. Não cabe a nós, jornalistas, condenarmos. A nós cabe informar. Há diferenças básicas entre os ‘mensalões’: de um lado, um governador pegando dinheiro (Arruda do Demo); de outro, temos um governador (Azeredo, de MG do Psdb, assinando recibos de confissãod e dívida) e temos este que foi criado pela mídia, a partir das denúncias de um doidivanas como Roberto Jefferson (PTB) e que não tem nenhuma prova real de envolvimento daqueles a quem ele acusa (a não ser ele próprio admitindo ter se apropriadod e alguns milhões). Que a Justiça, na qual eu não confio, decida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: