Os desafios da cidadania

12 02 2010

Sob o ponto de vista da realidade, todos nós vivemos ou comprometidos com o futuro ou então vítimas do passado. O presente, fugidio e insidioso, mostra-se cada vez mais efêmero. O que antes era improvável, tornou-se real e como tal precisa ser entendido não mais como possibilidade, mas como fato.

Nós, brasilienses que aqui vivemos e trabalhamos, ainda nos calamos muitas vezes diante da famigerada e insidiosa campanha daqueles que tentam nos colocar a todos no mesmo campo da corrupção e da impunidade. Mas Brasília está bem além destas mazelas. Nós, povo de Brasília, não merecemos ser vítimas deste espetáculo de horrores onde atores decrépitos se esmeram na arte de, amparados na hipocrisia e no farisaísmo, representarem papéis numa ópera bufa.

Ainda atordoados pela felicidade de saber que Arruda ao menos vai passar uma noite preso e que portanto passará a ostentar também o galardão de ex-presidiário, já advém o medo de que a Justiça poderá liberá-lo quando o sol do novo dia chegar. É preciso que nós, que gostamos de Brasília e aqui identificamos e definimos como sendo a cidade onde haveremos de viver, tenhamos em mente a imensa possibilidade de aprendizado com este episódio todo.

O aniversário da nossa cidade já está maculado, mas talvez a humilhação seja uma forma de expiação e assim podemos e devemos comemorar a prisão de Arruda – e que ainda venha a de PO, de Roriz e outros envolvidos – como uma razão de comemorar o cinquentenário de Brasília como um marco na cidadania, dividindo o modo de fazer política entre o antes e o depois.


Ações

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: