1º de Maio – Dia do Trabalhador

4 05 2010
É impressionante a manipulação que a mídia gosta de fazer da realidade. Não bastasse a necessidade cotidiana de desvirtuar notícias, boa parte da mídia brasileira tenta, de todas as formas e com a conivência de muitas pseudo-lideranças sindicais, despolitizar algumas datas – enquanto que ao mesmo tempo trata de DEMOnizar os movimentos sociais.
Foi assustador escutar durante todo o 1º de Maio os repórteres das principais emissoras de TV do Brasil – e até da TV Brasil, que na minha opinião hoje funciona como uma espécie de sub-TV a serviço da direita – insistindo na tese de que se tratava do ‘Dia do Trabalho’. É preciso resgatar a data como marco dos trabalhadores em sua luta contra o trabalho escravo, contra as condições de vida degradantes que ainda hoje são comuns.
Do ponto de vista histórico, a data nos leva ao distante 1º de Maio de 1886, quando em Chicago, então meca da industrialização, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nas terras do Tio Sam uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze trabalhadores que faziam protestos e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalhador, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes. (As pesquisas sobre a data foram feitas na Internet em vários sites e referências diversas).
 

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: