Lula transfere três vezes mais votos que FHC

17 05 2010

Na mesma pesquisa CNT/Sensus, a constatação: Lula tem maior poder de transferência de votos que FHC. Vale a pena ler os dados. A reportagem está na Folha Online.

17/05/2010 – 12h21

Pesquisa indica que Lula transfere mais votos a seu candidato do que FHC

GABRIELA GUERREIRO
da Sucursal de Brasília

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira mostra vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no que diz respeito à transferência de voto para o seu candidato à Presidência da República.

Segundo o levantamento, 60,8% dos brasileiros estão dispostos a votar no candidato à Presidência da República apoiado por Lula. Outros 20,7% responderam que não votam no candidato que tem o apoio do petista, enquanto 15,6% votariam apenas se conhecessem o candidato. Três por cento dos eleitores não responderam.

Em outra lista, 23,5% responderam que poderiam votar no candidato apoiado por FHC, enquanto 55,4% não votariam no presidenciável que tem apoio do tucano. Outros 16,4% responderam que só votariam no candidato de FHC conhecendo o seu nome, e 4,9% não responderam.

Apesar do alto índice de confiança em Lula, a pesquisa mostra que a pré-candidata Marina Silva (PV) registra a maior rejeição entre os presidenciáveis –embora tenha sido ministra do Meio Ambiente do governo Lula.

Segundo a pesquisa, 34,4% não votariam na candidata do PV, enquanto 26,1% não votariam em Dilma Rousseff (PT) –candidata de Lula– e 29,5% não votariam em José Serra (PSDB).

A pesquisa mostra que Dilma representa, para a maioria dos eleitores (54,6%), a continuidade das políticas econômicas e sociais do governo Lula. Serra foi mencionado por 25,9% dos eleitores nesse quesito, enquanto Marina foi lembrada por 5,9%.

Em contrapartida, Serra lidera a preferência dos eleitores no que diz respeito à maior capacidade e experiência administrativa para governar o país. O tucano foi lembrado por 46,1% dos eleitores, enquanto Dilma por 33,1%. Marina volta a aparecer em terceiro lugar, lembrada por 6,9% dos eleitores no que diz respeito à sua capacidade de governar o país.

Critérios

A CNT/Sensus questionou os eleitores sobre os critérios de votos no seu candidato à Presidência. Segundo o levantamento, 44% dos brasileiros vão levar em conta benefícios econômicos e sociais na escolha do presidenciável. Outros 34,9% consideram que o currículo e a experiência do candidato devem ter prioridade na sua escolha.

Na opinião da maioria dos eleitores (57,1%), o governo Lula gerou o maior número de benefícios econômicos e sociais. FHC foi mencionado por 17,4% dos entrevistados.

A pesquisa mostra, ainda, que 45,7% dos eleitores vão escolher seu candidato com base em suas propostas. Outros 30,2% vão levar em conta os debates na TV para definir o seu presidenciável, enquanto 11,5% vão priorizar os programas eleitorais. Apenas 4,4% responderam que vão utilizar as notícias na internet na escolha do seu candidato.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 10 e 14 de maio, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 11.548/2010.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: