Decisão no 1º turno?

22 05 2010

Até as chamadas ‘Organizações Serra de Comunicação e Manipulação da Realidade’ estão sem saber como fazer para esconder o naufrágio da candidatura do maior dos mentirosos políticos em atividade no País. Serra é mentiroso nato e falso contumaz, a começar pela profissão – não é engenheiro como se apresentou quando candidato ao Senado por São Paulo; não é economista como colocou na ficha quando preencheu os dados para se candidatar a Governador de São Paulo e como professor, ele mesmo confessa, nas suas aulas ia quem queria, sem fazer chamadas ou provas.

Mas tudo isto poderia ser um grande engano na hora de preencher formulários, em lugar de dizer que não tinha profissão, optou por inventar. Mas a grande revelação da falta de escrúpulos de José Serra, se deu na eleição para prefeito da cidade de São Paulo, quando ele assumiu, inclusive assinou documento neste sentido, que em hipótese alguma renunciaria ao mandato de prefeito (caso eleito fosse, como o foi), para ser candidato a Governador de Sp na eleição seguinte (2006).

E disse mais o Serra: “que o eleitor jamais volte a votar em quem trair o seu voto, em quem mentir”. E o eleitor está seguindo inclusive esta orientação do Serra, deixando de votar em alguém que inventa profissões que não tem; que mente para o eleitor acerca de seus compromissos.

Hoje, mais do que nunca, o Psdb sabe que sua viabilidade eleitoral em outubro passa por uma imediata guinada na sua ‘proposta’ e não está descartada a subsituição de nomes. Em viagem ao exterior, Aécio tem sido pressionado quase todo dia para aceitar ser vice de Serra – inclusive sendo colocado claramente que uma ‘derrota’ dos tucanos, demos e coligados será de responsabilidade do ex-governador mineiro.

Dilemas de Aécio

Mas a cabeça de Aécio navega em outra realidade. Sabe que tem um mandato ‘assegurado’ de Senador. O que ele tem avaliado é mais simples: considera definida a disputa presidencial em favor de Dilma (quer no 1º ou no 2º turno, uma possibilidade cada vez menor); considera missão quase impossível alavancar a candidatura de Anastasia como seu sucessor nas ‘alterosas’.

Assim, ele precisa do mandato de Senador para não mergulhar no ostracismo de ficar sem mandato e sem algum cargo para acomodar aliados, barganhar favores e mercantilizar apoios. Aécio teme, de outra parte, que Dilma ganhe agora e Lula volte em 2014 – o que poderia adiar para 2018 ou 2022 seu sonho de ser candidato viável a presidente.

A única hipótese que hoje poderia sensibilizar Aécio seria Serra desistir da candidatura à presidência. Ao menos esta é a opinião dos seus muitos amigos aqui em Brasília, inclusive aqueles que dão suporte operacional a ele.

E a eleição entre Dilma e Serra?

Há uma leitura preliminar que indica o naufrágio da candidatura Serra. Ela cai nas intenções de voto de modo consistente e continuado. É preciso fazer verdadeiros malabarismos para escamotear a realidade.

Serra está no seu natural já detectado faz muito pelas projeções, pelas leituras desapaixonadas de pesquisas que indicavam já em 2009, que a ultrapassagem aconteceria e seria irreversível.

Ainda não é possível assegurar que Dilma vencerá a eleição no 1º turno – tese hoje defendida por um número cada vez maior de especialistas em leitura de pesquisas. Mas até memso o DataSerra, ops, DataFolha, mostra que a simulação entre Dilma e Serra aponta a vitória da primeira.

Mas há piores notícias ainda para Serra na pesquisa do grupo de comunicação que lhe dá sustentação: se na pesquisa anterior (15 e 16 de abril), na resposta espontânea a disputa estava acirrada com 13% para Dilma e 12% para Serra, na mais recente amostragem Dilma disparou para 19% e o homem dos porquinhos que espirram ficou com 14%.

Anúncios

Acções

Information

9 responses

22 05 2010
Luiz Emiliano

Caríssimo Alfredo. Gostei muito do teu jornal Passe Livre. Peguei ele na rodoviária. Só fiquei com uma dúvida? A distribuição será na terça-feira ou na quarta-feira?

23 05 2010
Alfredo Bessow

Sempre às terças-feiras, na Rodoviária do Plano Piloto. Terça também disponível no blog.

22 05 2010
Macièlle Plancher

Eu queria acreditar tanto na Dilma Rousseff como o Sr. Alfredo Bessow o faz em seu blog e também no jornal. É muito ruim a gente ir para a eleição tendo como opção votar numa incógnita ou então em quem a gente definitivamente conhece… e não confia de jeito nenhum. E por favor, não me falem em Marina, que esta é rizível.

22 05 2010
Alfredo Bessow

A despeito dos erros e dos equívocos do PT e de Lula – mormente no que diz respeito à política econômica, a autonomia operacional do Banco Central, de ter entregue o Ministério das Comunicações para um funcionário da Globo, de não ter lutado mais pela democratização dos meios de comunicação – ainda assim, há um oceano de diferenças entre a Dilma (a quem acredito você se referir como uma incógnita) e alguém que mesmo a gente conhecendo, não tem como confiar de jeito nenhum (Serra). Eu vou de Dilma e acredito que ela será uma grande surpresa enquanto “Presidenta do Brasil”. Sobre Marina, concordo com a sua colocação: sem comentários

22 05 2010
Carlos Netto

Estimado Alfredo Bessow – desistiu de dar seus palpites para esta rodada ou ainda estás com a cabeça inchada pela derrota do teu Grêmio contra o meu Santos e a classificação do Inter na Libertadores?

22 05 2010
Alfredo Bessow

Nada… Apenas uma imensa falta de tempo.

23 05 2010
Josélia Cardoso Lima

Vamos ver, Alfredo Bessow, até quando a Dilma Roussef vai continuar subindo. Na minha opinião, ela está bem proxima do seu máximo. Daí o desafio vai ser se manter lá. Um pequeno detalhe: como era impossível manter Serra bem lá na frente, o Datafolha resolveu inflar a candidatura da Marina Silva. É muita cara de pau.

23 05 2010
Alfredo Bessow

O desafio de continuar mudando o Brasil é de todos nós. Que também não podemos deixar o nosso DF nas mãos de quem não o ama…

26 05 2010
Ronaldo Fenômeno

Ronaldo…..eu brilho muito no corinthians.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: