Semana de pesquisas

13 09 2010

Esta promete ser uma semana cheia para quem gosta de novidades relativas a pesquisas.

Em nível de Distrito Federal, a OIP Brasil divulgará entre quarta e quinta-feira um amplo levantamento acerca das intenções de voto para os cargos majoritários – presidência, governador e duas vagas de senador – e as tendências proporcionais (deputados federais e distritais).

Ainda em se tratando da realidade local, espera-se de modo ansioso a revelação de algum levantamento da Soma, a empresa do mensaleiro Ricardo Pena e que tem trabalhado por Roriz. Dois outros institutos locais – CBData e Exata – também estão em campo.

Nível nacional

Numa só lapada – distribuídos ao longo da semana – Sensus, Vox, Datafolha e Ibope anunciam a divulgação de pesquisas à Presidência. Faltando 20 dias para as eleições, os principais institutos revelarão o que cada um tratou de encontrar junto ao eleitorado.

Cabe sempre lembrar que pesquisa é apenas e tão somente reflexo das intenções de voto. Valor mesmo só tem aquele lá da urna eletrônica..

O quado está engraçado. E num certo sentido, sui-generis. Enquanto Dilma Rousseff espera consolidar sua provável vitória já no primeiro turno, o demo-tucano José Serra precisa urgentemente reagir nos levantamentos para, no mínimo, levar a disputa para mais um turno. Espera continuar contando com o inestimável apoio dos meios de comunicação e o respaldo de Marina e Plínio – os dois hoje transformados em meros ajudantes de segunda linha da candidatura de Serra.

Sensus na terça

Na terça-feira (13), vai ser divulgada sondagem Sensus contratada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) realizada entre os dias 10 e 12.

Vox na quarta?

Já os números do Vox Populi (TV Bandeirantes) podem ser anunciados na quarta (15).

Datafolha na quinta?

Um dia depois, quinta-feira (16), está prevista a publicação de levantamento Datafolha (13 a 15).

Ibope anuncia duas pesquisas

Por fim, na sexta-feira (17) e no sábado (18), podem ser divulgadas duas pesquisas Ibope — ambas contratada pela TV Globo e O Estadão de S. Paulo. Uma vai ser realizada entre os dias 14 a 17 e a outra entre 15 e 18.


Em síntese: vamos esperar para ver como se comportam as pesquisas e qual a margem de manipulação que elas poderão trazer. Cabe sempre lembrar que existe

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: