Comunicação é o ‘calcanhar’ do governo Agnelo (PT-DF)

20 03 2011

Ao assumir, Agnelo se deparou com um quadro de terra arrasada: serviços públicos sem funcionar; cascas de banana deixadas aqui e acolá por Rogério Rosso – com a assessoria do grupo de Roriz e até alguns raivosos ligados ao Arruda; lixo acumulado por todos os cantos; mato vergonhoso. Não teve, no entanto, habilidade para dimensionar junto à sociedade que isto não teria solução em um passe de mágica.
Além deste quadro, ele também contribuiu para um certo desencanto junto ao eleitor ao nomear e indicar como auxiliares diretos pessoas que tinham sido servis e serviçais dos governos Roriz e Arruda.
Esta situação gerou uma situação de perplexidade. Em alguns, até mesmo de desencanto.
Em um primeiro momento, parece que Agnelo não tinha assumido a dimensão política do cargo de Governador. Quis, por exemplo, ser secretário de Saúde, como se esta área seria consertada com algumas visitas.
A bem da verdade, o descaso dos últimos 12 anos em áreas como Saúde, Segurança, Educação, Transporte Coletivo e Habitação demanda o trabalho POLÍTICO de um governador 24 horas por dia. Agnelo, ao se cercar de pessoas com interesses políticos e em permanente disputa de espaço e poder dentro do Governo, acabou alimentando o fisiologismo. Falta ao GDF um gerente, alguém que tenha o perfil para fazer tecnicamente o governo andar e o governador poder fazer POLÍTICA – algo que hoje não lhe sobra tempo. Delegar a tarefa de fazer POLÍTICA é criar cobras dentro da própria casa.
Querer ser ao mesmo tempo gerente e político é perda de tempo.
Sem querer comparar, mas apenas para que se tenha um parâmetro real do que estou dizendo: Lula teve êxito porque não precisou se preocupar com o andamento da máquina, que ficou nas mãos de Dilma. Lula teve todo tempo do mundo para fazer política. É esta figura que falta no GDF de hoje.
É hora de sair da fase das visitas e partir para questões operacionais – algo que, cá entre nós, será quase que impossível com a atual equipe – e nem vou nominar aqui nomes que ocupam cargos e sua ação é pífia. E sua competência já ficou provada inexiste.
Agnelo e o PT precisam criar uma agenda positiva que faça com que a sociedade tenha a percepção de que o governo está funcionando. Como são muitas caras que continuaram, é preciso mudar o modo de chegar na sociedade. Uma medida positiva seria desativar aqueles postos da PM que o Arruda, de modo tresloucado e incompreensível, instalou no DF. Ali poderiam funcionar postos de atendimento ao cidadão – uma espécie de ‘na hora’. Algo precisa ser feito com aqueles cubículos hoje inúteis.
O governo não está mal, mas infelizmente não tem tido competência para dizer à sociedade o que está fazendo e como o quadro está sendo alterado aos poucos. Fez bem ao alterar a estrutura viciada que havia, deixando a publicidade nas mãos de uma pessoa de sua confiança. Errou, no entanto, ao confundir porta-voz com o responsável pela implementação das políticas de comunicação do seu governo. São coisas parecidas, assim como o vidro e o cristal são similares e tem na areia a sua origem e no calor a sua busca do ponto de fusão. Mas o porta-voz, vidro, pode ser qualquer um ou uma, enquanto que a pessoa a quem cabe o papel de criar uma política de comunicação do governo deve ser alguém lapidado, capaz, competente e que não se limite a emitir releases.
Vidro é vidro. Cristal é cristal.
Porta-voz é porta-voz. Secretário de comunicação é outra coisa – bem distinta.
Enquanto Agnelo e o PT não entenderem isso, continuará esta sensação de marasmo e de imobilismo – algo que seguramente agrada algumas pessoas (mesmo petistas) e principalmente os partidos hoje aliados e que, com tempo de fazer política, começam desde já a tricotar com vistas a 2014.


Ações

Information

4 responses

21 03 2011
Brasília por Chico Sant'Anna

O PT, com excessão de Olivo Dutra no Rio Grande do Sul, nunca entendeu o que é fazer Comunicação Social. Uns acham que é plantar notinhas nas colunas mais lidas, outros acham que re$olvem tudo com verba publicitária. O PT tem que começar a recuperar a área de Comunicação do GDF fazendo concurso úblico para selecionar profissionais competentes e não escolhidos por relações pessoais e ideologicas.
Chico Sant’Anna

21 03 2011
Jorge Brown

Alfredo, só prá te dar um retorno. O link do teu Blog – Gremio 1983 Luiza não existe mais.
Abraço

21 03 2011
passelivreonline

Devidamente eliminado.
Muito grato por sua atenção e zelo.
Se quiser indicar algum bom blog de gremistas, mande ver que coloco dentro da reciprocidade que sempre se espera.

23 03 2011
Carmen Regina Dias

Perfeitamente. Comunicar é preciso.
Comunicação é uma arte que envolve conhecimento, técnica, sensibilidade, empatia, simbiose, talento.
Gostar de gente, entender a alma das pessoas e dos grupos sociais,
ver a árvore com a mesma clareza com que vê a floresta inteira .
A comunicação é um trabalho de equipe. Dá gosto ver uma equipe dessas
trabalhando.
Todo esse movimento em torno de um objetivo gera uma energia poderosa,
que vai influenciar as mentes das pessoas.
Portanto, exige uma liturgia.
Penso que o Brasil de agora é um Brasil que está tomando um banho
para retirar sujeiras e manchas.
Brasília, entáo…
De modo que transparência em objetivos e metas é primordial,
honestidade, correção, altruismo, idealismo e profissionalismo perfilam-se ao seu redor.
Sabe-se exatamente aonde se quer chegar, e quais as estratégias para
obter resultados imediatos e a longo prazo, tudo muito bem planejado
pelo Governo e Secretarias, o que, como, porque e onde bem definidos,
o por vir delineado, máos à obra para envolver toda a comunidade
no grande projeto.

É a hora solene da Comunicação.

Sendo assim, eu me candidato a fazer parte da equipe de comunicação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: